Eu vejo criaturas mortas... o tempo todo...
Em uma grande epifania de inovação a Wizards lançou mais um deck Golgari focado no cemitério. Apesar de Death Toll não ser o deck mais inovador em meio a tudo que está acontecendo mecanicamente no Magic, mas a inclusão de Delirium nas cartas é interessante o suficiente para darmos uma olhada mais afundo no deck!
Esse deck de commander foi um pouco mais difícil de fazer upgrades do que o resto, primeiro por que as temáticas estão bem alinhadas nas cartas o que torna o trabalho de tirar o que não faz sentido pro deck mai difícil. Além disso, eu não queria cortar cartas que dão "a cara do deck" também para manter o estilo único do deck.
O comandante principal, Winter, Oportunista Cínico, tem sido injustamente subestimado pela comunidade de Magic. É uma carta sólida pelo custo, que não só ajuda a encher seu cemitério com o efeito de milling ao atacar, mas também se preocupa com Delírio, permitindo que você exile quatro ou mais tipos de cartas diferentes do seu cemitério para devolver uma ao campo de batalha.
Felizmente, como muitas de nossas cartas têm múltiplos tipos, isso geralmente significa que só precisamos exilar três, ou até mesmo duas, cartas do cemitério para devolver uma. Com decisões cuidadosas (e interessantes) de construção de deck, Winter pode fazer muito trabalho e é minha escolha para liderar o Commander Precon Death Toll daqui para frente.
Winter, Cynical Opportunist

Custo de mana:
Tipo: Criatura Lendaria – Humano Mago
Poder/Resistência: 2/5
Habilidade: Toque Mortífero Sempre que Winter ataca, triture três cartas.
Delirium - No começo da sua etapa final, você pode exilar qualquer número de cartas do seu cemitério com quatro ou mais tipos de carta dentre elas. Se você fizer isso, coloque uma permanente dentre as cartas exiladas no campo com um marcador de finalidade.
(Lembrete: Se você exilar uma criatura artefato e uma criatura encantamento, você já supriu os requisitos da habilidade e não vai precisar descartar mais cartas.)
Agora ó falta olhar a concorrencia do Winter pela liderança do deck, mesmo sabendo que vamos manter ele como comandante.
Rendmaw, Creaking Nest

Custo de mana:
Tipo: Criatura Artefato Lendaria – Espantalho
Poder/Resistência: 5/5
Habilidade: Ameaçar, Alcance Quando Rendmaw, Ninho Rangejante entra no campo de batalha e sempre que você jogar uma carta com dois ou mais tipos, cada jogador cria uma ficha de criatura preta 2/2 de Pássaro com voar, virada. As fichas são incitadas pelo resto do jogo.
(Elas atacam em todos os combates se possível e atacam um jogador que não seja você, se possível.)
(Lembrete: Tokens não são cartas, apesar deles serem impressos em cartas.)
Fico um pouco triste que não tenham criado um Espantalho com uma habilidade de Desvirar, mas a carta em si é bastante poderosa. Ela ajuda significativamente o Winter a ativar sua habilidade, e seu efeito é muito forte dentro do deck que estamos montando, que foca em permanentes com mais de um tipo. No geral, é uma ótima adição, mas acaba se encaixando na mesma situação que o Master of Keys do deck da Aminatou. Sozinho, ele é muito forte, mas não o suficiente para liderar como comandante; por isso, ele ficará entre as 99 cartas.
A melhor parte dessa carta é que se conseguirmos manter ela viva por uns 2 ou 3 turnos conseguimos criar pelo menos 5 pássaros 2/2 para cada oponente e eles vão se bater com elas já que elas estão Goaded.
Old Stickfingers

Custo de mana:
Tipo: Criatura Lendaria – Horror
Poder/Resistência: */*
Habilidade: Quando você conjura este feitiço, revele cartas do topo do seu grimório até revelar X cartas de criatura. Coloque todas as cartas de criatura reveladas dessa forma em seu cemitério e, em seguida, coloque o restante no fundo do seu grimório em uma ordem aleatória.
O poder e a resistência de Old Stickfingers são iguais ao número de cartas de criatura em seu cemitério.
Aqui temos mais uma possibilidade de comandante, mas é melhor deixá-lo no deck como um grande pagamento por mill, que também pode se tornar um grande atacante, dependendo das circunstâncias. Se você realmente quiser diversificar, Old Stickfingers pode encher o cemitério a partir da zona de comando para ajudar a ativar suas outras cartas de Delírio, mas eu acho que isso simplesmente não vale a pena.
Dito isso, vamos olhar a deck list:
Eu Quero Isso Fora do Meu Cemitério
Como em todo deck de commander precon, precisamos fazer alguns cortes e ajustes, e aqui estão os cortes que vamos fazer hoje.















Trituração Máxima
Se vamos colocar cartas em nosso cemitério, devemos ter maneiras de maximizar nosso valor ao fazer isso. O Death Toll Precon já possui algumas ótimas inclusões para esse efeito, mas eu definitivamente queria melhorá-lo. Buried Alive é super acessível graças ao Modern Horizons 3 e nos traz as melhores cartas para a nossa situação diretamente para onde queremos - o cemitério. O Swarmweaver é uma carta de Duskmourn: House of Horror que nos dá uma pequena alternativa de condição de vitória, criando Insetos voadores que ele então irá aumentar para nos ajudar a causar dano em combate. Também temos um número razoável de Insetos e Aranhas em nosso deck (sete, para ser exato), junto com algumas outras cartas que geram mais tokens de Insetos ou Aranhas! Por que não ampliar um pouco nossa estratégia?
Fechando o grupo, temos talvez a adição mais óbvia: Syr Konrad, the Grim. Cada criatura que milamos ou que morre causará dano em nossos oponentes. Com a quantidade de milagem que temos, esse dano vai se acumular rapidamente, colocando-os em um relógio que realmente importa!
Tempo é Dinheiro Valor
Chega de falar sobre "vencer o jogo" e "causar dano aos nossos oponentes"; como podemos conquistar algum valor no estilo Golgari? Shigeki, Jukai Visionary pode ganhar o prêmio de carta que mais se destaca em todos os jogos de Commander que vi, e neste deck, cada uma de suas habilidades é valiosa para nós! Zask, Skittering Swarmlord não só ajuda a complementar nosso pequeno subtema de Insetos, mas também milha novas cartas para o cemitério e nos permite jogar tanto Insetos quanto terrenos a partir de lá. Não queremos perder nossas jogadas de terrenos!
Falando nisso, Perennial Behemoth não é apenas o efeito Crucible of Worlds mais acessível financeiramente, mas também é tanto um artefato quanto uma criatura, preenchendo duas necessidades para nossa contagem de Delirium. Está no cemitério, mas você só precisa dele temporariamente? Boa notícia: ele pode até Unearth a si mesmo. É a definição de uma carta que atende praticamente todas as nossas necessidades!
E e Eu Comprar a Carta Errada?
Se você já jogou com um deck centrado em cemitério no passado, especialmente um que busca colocar criaturas grandes no cemitério para depois retornar, sabe que a maior frustração é quando os seus payoffs aparecem na mão (ou acabam lá por outros meios). Não só sua carta preciosa não está onde deveria estar (no cemitério), como você provavelmente não consegue jogá-la ou usá-la de maneira significativa. Como resultado, eu quis incluir algumas cartas que permitem descartar cartas indesejadas da mão, ganhando valor em troca.
Skirge Familiar é um clássico e, embora seja um pouco caro, sempre podemos trazê-lo de volta do cemitério! Fauna Shaman é autoexplicativa, oferecendo um tutor que também resolve outros problemas. Lethal Scheme é uma carta que me parece criminosa por ser subutilizada no Commander, proporcionando a decks com muitas criaturas um poderoso feitiço de destruição que também oferece uma excelente seleção de cartas (o que é especialmente relevante para nós, já que descarta cartas)!
Cause This is Thriller, Thriller Night
Embora nosso comandante seja muito bom em retornar cartas do cemitério, e quanto ao restante do nosso deck? Surpreendentemente, não é tão incrível, exceto pela ótima reimpressão de Reanimate. Liliana, Death's Majesty e Rise of the Witch-king são feitiços flexíveis que também podem devolver nossas criaturas (ou outras cartas) ao cemitério. Embora não seja um reanimador tradicional, Eternal Witness também é um clássico, trazendo de volta nossas cartas mais desejadas para a mão. Outra boa opção para essa função é Timeless Witness, se você puder lidar com o custo inicial mais alto.
Tapando Buracos
Por fim, algumas boas cartas para preencher lacunas ou melhorar situações específicas. Abrupt Decay é um dos melhores feitiços Golgari já impressos e é uma peça de remoção óbvia a ser adicionada. Ripples of Undeath de Modern Horizons 3 manterá nosso cemitério abastecido e ainda oferece a opção de mover uma das cartas para a nossa mão, se desejarmos. Elves of Deep Shadow é um gerador de mana que produz mana preta. O que mais posso dizer?
Comentários
Postar um comentário