É um milagre!!
Decks de encantamento são um dos arquétipos favoritos de Magic e a Wizards sabe muito bem disso, nas ultimas duas coleções tivemos dois decks precon de encantamento o Bello e agora a Aminatou em Duskmourn e é sobre o deck da Aminatou que vamos falar hoje!
Esse deck é bem forte por si só, mas como todo deck de precon tem muito espaço para melhorar (e eu não estou falando de colocar uma mana vault, old duos e todas as fetch lands possíveis na mana base), eu selecionei X cartas que na minha opinião, precisam sair do deck e os substitutos, lembrando que esse deck não é um deck de encantamento comum, já que a comandante adiciona mais flexibilidade para curva de mana no jogo.
Uma Comandante Que Faz Milagres
Aminatou, Veil Piercer
Custo de mana:
Tipo: Criatura Lendaria – Humano Mago
Poder/Resistência: 2/4
Habilidade: No começo da sua etapa de manutenção, Vigie 2. (Olhe as duas cartas do topo do seu deck, em seguida coloque qualquer número de cartas que você olhou no cemitério e o resto no topo do seu deck em qualquer ordem.)
Cada carta de encantamento na sua mão tem milagre. O seu custo de milagre é igual ao seu custo de mana reduzido por
.
(Você pode jogar cartas pelo seu custo de milagre se ela foi a primeira carta que você comprou nesse turno).
(Lembrete: Você pode fazer um milagre no turno do oponente se você comprar uma carta no turno dele.)
Por si só a Aminatou é muito forte como comandante, não chega a ser uma comandante de CEDH, por ser uma comandante com um custo maior e um efeito que não pode ser usado em instant speed sem gastar muitos recursos. Eu acho o efeito dela bem forte e manteria ela como comandante, mas antes temos que dar uma olhada na concorrência do deck.
The Master of Keys
Custo de mana:
Tipo: Criatura Encantamento Lendária – Horror
Poder/Resistência: 3/3
Habilidade: Voar
Quando Master of Keys entra no campo de batalha, coloque X marcadores +1/+1 nele e triture o dobro de X cartas.
Cada encantamento em seu cemitério tem escape. O custo de escape é igual ao custo de mana da carta mais exilar três outras cartas do seu cemitério.
(Você pode jogar cartas do seu cemitério pagando o custo de escape.)
Pelo visto a concorrência está forte, essa carta lembra muito uma peça de combo de CEDH (Underworld Breach) mas focada em encantamentos, acredito que hoje não exista suporte o suficiente para essa carta combar infinito mas ela por si só é muito forte. Dito isso vamos manter a Aminatou como a nossa comandante.
Agora que já olhamos as duas cartas principais do deck e decidimos qual commandante vamos utilizar, vamos dar uma olhada na nossa deck list:
O deck no geral é bem construido, mas como todo precon ele não é perfeito, o que é normal, um produto de entrada não deveria ser extremamente competitivo e complexo, algumas cartas do deck parecem um pouco datadas e não possuem uma boa sinergia com o deck, além de ter um custo genérico de 4 manas, então vamos falar sobre as cartas que vão sair.
Tirando os que não nos encantaram
O deck no geral é bem construido, mas como todo precon ele não é perfeito, o que é normal, um produto de entrada não deveria ser extremamente competitivo e complexo, algumas cartas do deck parecem um pouco datadas e não possuem uma boa sinergia com o deck, além de ter um custo genérico de 4 manas, então vamos falar sobre as cartas que vão sair.
Olhando a mana base já vemos algumas cartas que são simplesmente ruins, como o caso dos terrenos Thriving Heath, Isle e Moor, além de outras cartas que não estão acompanhando o power-level de outras cartas que estão presentes no deck que acompanham a sinergia com a comandante. Eu cortaria as seguintes cartas do deck:
Indo por partes as cartas que saíram podem ser problemáticas para o deck, abaixo eu explico melhor cada caso:
As lands com "Thriving" no nome entram no campo viradas e não trazem nenhum benefício imediato além de gerar mana de duas cores, o que limita bastante a flexibilidade. Elas também não podem ser buscadas com fetch lands e, por não terem um tipo de land básico, não ajudam a gerar mana colorida de forma eficiente. Em decks com grande dependência de fixing ou aceleração, sua inclusão pode ser prejudicial.
Terramorphic Expanse, embora não seja uma carta ruim por si só, busca apenas lands básicos que entram virados, o que pode prejudicar o ritmo do deck. Em decks focados em landfall, ela tem mais espaço, mas neste caso específico, não oferece o valor necessário para encaixar bem na estratégia.
Life Insurance também não contribui diretamente para a estratégia do deck. Apesar de ser útil em decks Orzhov de extort, onde a sinergia entre tesouros e mana para extorquir faz mais sentido, aqui a carta se desvia do foco.
Ramps de custo superior a três manas geralmente são menos eficientes. No caso do Burnished Hart, ele acaba sendo um ramp que exige seis manas para funcionar em um turno ou seis manas parceladas em dois turnos, o que atrasa o plano de jogo. Solemn Simulacrum, apesar de ser uma boa carta em outros contextos, não se encaixa bem aqui, e Commander's Sphere, uma mana rock de três manas que gera apenas uma mana, também é prejudicial para a curva do deck.
Outras cartas, como Verge Rangers e Otherworldly Gaze, são baseadas na premissa de que você está atrás no jogo, o que não é uma boa abordagem para este deck. Além disso, cartas com custos muito altos tendem a não funcionar bem com a segunda habilidade da Aminatou, que requer eficiência e sinergia ao manipular o topo do deck.
Valores encantadores
Por ser um arquétipo bem famoso dentro da comunidade do Magic (e dentro da Wizards também) temos diversas cartas que adicionam valor para nós e que são encantamentos além de alguma outra coisa. Inquisitive Glimmer é uma inclusão fácil para o deck, Spirited Companion não parece muito no começo mas ele nos dá uma carta e o deck trabalha muito com "número de encantamentos que você controla" então ele é uma forma fácil de ganhar valor no começo do jogo e que de certa forma se mantêm valioso ao longo do jogo, e Enduring Curiosity é uma carta que adiciona muito valor ao longo do tempo, até porque vamos ter amplas oportunidades para bater nos nossos oponentes.
Forjando um Milagre
O nosso deck tem diversas cartas boas, mas precisamos ter meios de encontrar elas, então tutores de top deck são ótimos nesse cenário, Tutor Vampiro e Tutor Esclarecido são otimas cartas para o deck já que conseguimos tutorar cartas na end step do nosso oponent e deixar o surveil e o miracle prontos, já o Zur é uma versão melhorada de tudo isso, já que conseguimos colocar encantamentos do nosso deck direto no campo.
Você Não Me Ataca e Eu Te Ataco, Combinado?
O deck sofre bastante para se manter vivo enquanto tenta gerar valor, então cartas de Pillowfort funcionam muito bem com o deck, fazendo o seu adversario não te atacar por preferir castar spells ou por medo de perder suas criaturas. Então adicionar Ghostly Prision, Propaganda e No Mercy é um movimento natural.
Encantando os Mortos
Nosso cemitério vai encher com os triggers de surveil da nossa comandante, então precisamos de meios de recuperar essas cartas. O Heliod de Phyrexia, Starfield of Nyx e Sun Titan são boas opções para buscar as nossas cartas descartadas para o campo de batalha.
É mesmo! Nós Tiramos Lands do Deck
É claro que eu não ia esquecer dos lands... O deck já possui lands focadas em encantamentos, então não precisamos nos preocupar com isso, então vamos colocar algumas lands importantes para decks de commander, começando pelo Valgavoth's Lair, um land encantamento! Muito feliz com essa adição. Command Beacon para evadirmos os impostos de comandante e por fim Raffine's Tower, um trioma que funciona muito bem com fetchs (eu não adicionei mas é só tirar algum land não tão interessante pro deck ou e botar a fetch no lugar), além de possuir a opção de cycling só pra dar uma flexibilidade.
Manifest Dread Enchantments
Com essas 15 cartas no deck você vai perceber uma grande mudança na sua performance. O Deck por si só já possui diversas cartas ótimas para castar com miracle, mas com essas adições, você vai conseguir achar as suas cartas de forma muito mais fácil e sobreviver até o valor do seu deck ultrapassar os demais decks da mesa, apesar do deck não estar 100% otimizado ainda, já é um ótimo primeiro passo para o Deck e o resto pode vir conforme você for jogando.
Lembre-se que o deck deve se adaptar ao seu play style, as vezes uma carta que funciona bem pro meu estilo de jogo não funciona bem pra você!
Comentários
Postar um comentário