Magic: The Gathering (MTG) é um jogo de cartas colecionáveis amplamente popular, criado por Richard Garfield em 1993. Ele combina estratégia, sorte e habilidade, e possui regras que podem parecer complexas para iniciantes. No entanto, entender as regras fundamentais é essencial para começar a jogar e aproveitar ao máximo o jogo.
O Básico de Magic: The Gathering
Magic é um duelo entre dois ou mais jogadores que assumem o papel de poderosos magos conhecidos como planeswalkers. Cada jogador começa o jogo com 20 pontos de vida e utiliza um baralho (ou "deck") de no mínimo 60 cartas. O objetivo é reduzir os pontos de vida do oponente a zero, seja atacando com criaturas ou utilizando mágicas.
Estrutura do Jogo
Em Magic: The Gathering, o turno de um jogador é dividido em várias fases e etapas, com cada uma desempenhando um papel importante nas jogadas. Um turno padrão inclui as seguintes fases:
Fase de Preparação (Beginning Phase): Esta fase é subdividida em três etapas:
- Etapa de Desvirar (Untap Step): Onde você desvira todos os seus permanentes virados.
- Etapa de Manutenção (Upkeep Step): Habilidades desencadeadas ou ativadas ocorrem aqui.
- Etapa de Compra (Draw Step): Você compra uma carta, e também pode responder a eventos que ocorrem nessa etapa, como efeitos de cartas que aumentam a quantidade de cartas compradas.
Primeira Fase Principal (Pre-combat Main Phase): Aqui, o jogador pode conjurar feitiços, artefatos e criaturas, além de jogar um terreno.
Fase de Combate (Combat Phase): Esta é a fase onde os ataques acontecem, dividida em cinco etapas:
- Início do Combate (Beginning of Combat): Habilidades que afetam o combate podem ser ativadas.
- Declaração de Atacantes (Declare Attackers): O jogador atacante escolhe suas criaturas atacantes.
- Declaração de Bloqueadores (Declare Blockers): O jogador defensor escolhe quais criaturas irão bloquear os atacantes.
- Dano de Combate (Combat Damage): As criaturas atacantes e bloqueadoras causam dano simultaneamente, a menos que habilidades como first strike ou double strike estejam envolvidas.
- Fim do Combate (End of Combat): Última oportunidade para jogar mágicas antes do combate terminar.
Segunda Fase Principal (Post-combat Main Phase): Similar à primeira fase principal, o jogador pode conjurar feitiços e criaturas, além de jogar um terreno, caso ainda não o tenha feito.
Fase Final (Ending Phase): Dividida em duas etapas:
- Etapa Final (End Step): Muitas habilidades são desencadeadas aqui, como aquelas que afetam o final do turno.
- Etapa de Limpeza (Cleanup Step): O jogador descarta cartas até ficar com sete na mão, e qualquer dano marcado em criaturas é removido.
Essas fases são essenciais para a estrutura de cada turno e garantem que o jogo flua corretamente, com cada jogador recebendo oportunidades adequadas para jogar suas cartas e interagir com seus oponentes.
Tipos de Cartas
Magic: The Gathering tem diversos tipos de cartas, cada uma com suas próprias regras:
- Terrenos: Fornecem mana, o recurso usado para pagar o custo das mágicas. Exemplos incluem "Floresta", "Montanha" e "Pântano".
- Criaturas: Servem como a linha de frente em combate. Elas têm poder e resistência, representados por números como 3/3 (três de poder, três de resistência).
- Feitiços: Mágicas poderosas que só podem ser lançadas durante sua Fase Principal.
- Instantâneos: Podem ser lançados a qualquer momento, até mesmo durante o turno do oponente.
- Encantamentos: Permanecem no campo de batalha e fornecem efeitos contínuos.
- Artefatos: Itens mágicos com habilidades diversas. Alguns podem ser criaturas também.
- Planeswalkers: Poderosos aliados que podem usar habilidades especiais a cada turno.
Custo de Mana e Cores
Cada carta em Magic tem um custo de mana, que é pago para jogar a carta. Esse custo é representado por ícones de mana, que correspondem às cinco cores do jogo:
- Branco (Plains): Representa a ordem e a luz.
- Azul (Island): O reino do conhecimento e da manipulação.
- Preto (Swamp): Simboliza morte e poder.
- Vermelho (Mountain): Fogo, caos e destruição.
- Verde (Forest): Vida, natureza e crescimento.
Cada cor tem suas próprias estratégias e estilos de jogo.
Regras de Combate
No combate, o jogador atacante escolhe quais criaturas atacarão o oponente. O oponente, por sua vez, decide como bloquear, se tiver criaturas. O dano é calculado com base no poder das criaturas. Uma criatura que não for bloqueada causa dano diretamente ao jogador defensor.
Exemplo de Combate
Se um jogador atacar com uma criatura 3/3 e o oponente bloquear com uma criatura 2/2, o 3/3 infligirá três pontos de dano, destruindo a criatura 2/2. O bloqueador, por sua vez, causará dois pontos de dano, mas a criatura 3/3 sobreviverá, pois sua resistência é maior.
Condições de Vitória
O objetivo principal é reduzir os pontos de vida do oponente a zero, mas existem outras formas de vencer:
- Morte por Decking: Se um jogador não puder comprar uma carta porque seu deck acabou, ele perde o jogo.
- Combos e Condições Especiais: Algumas cartas permitem vitórias automáticas se certas condições forem cumpridas, como "Aproximação do Segundo Sol" ou "Felicidade Felina".
Conclusão
Magic: The Gathering é um jogo que mistura criatividade, estratégia e um pouco de sorte. Embora as regras possam parecer intimidadoras à primeira vista, entender os princípios básicos já permite a qualquer jogador começar a se aventurar neste fascinante universo. A cada partida, novas interações surgem, garantindo que o jogo continue sendo desafiador e emocionante. Pratique, estude as cartas e, acima de tudo, divirta-se!
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